quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Iniciação a Guitarra Flamenca

 

Este método de Guitarra é para quem está interessado na Guitarra Flamenca e suas técnicas. O método logicamente estruturado pode servir como um guia para todos aqueles que ainda não encontrou o professor especializado ou de materiais de ensino, no entanto, para quem já toca violão flamenco, mas ainda tem dúvidas sobre técnicas de mão direita, e para quem ensina violão flamenco. Ao mesmo tempo, é um livro de referência sobre perguntas sobre Flamenco em geral. Este volume contem todos os aspectos que considero importantes para tocar guitarra flamenca: instrumentologia, a história do Flamenco, uma descrição dos diferentes estilos e seus ritmos complicados, e um glossário completo.003 corta cat

Notação e tablaturas não são explicadas neste livro, porque presumo que todos conhecem esses fatos, bem como as técnicas básicas do violão clássico o que é muito importante.


Flamenco não é só música de guitarra. Apesar de Flamenco ganhou popularidade no mundo inteiro por causa da guitarra ou violonistas como Carlos Montoya e Del Plata Manitas na década de 1960 e Paco de Lucia, no passado recente, os seus fundamentos sejam ainda de cantar, dança, violão, e "jaleos".


O Flamenco é uma forma muito emotiva, mas rígida de arte e uma atitude sobre a vida. Flamenco significa espontaneidade e improvisação na música e na vida: viver o "agora" não se entrega, apesar da situação desesperadora, para superar dificuldades físicas e mentais, sem agressão, utilizando a música e a dança como uma saída, aceitar o próprio destino, fazer o melhor de cada situação, por menor que possa ser e fazer tudo isto com um enorme entusiasmo pela vida e uma forte vontade de viver.


Esta poderia ser a razão pela qual Flamenco é uma das formas mais elementares de fazer música e dança que existe fortemente de "escutar a si mesmo."


No entanto, este método pode na melhor das hipóteses servem apenas como a gramática e o vocabulário do Flamenco "linguagem". Você deve aprender as sutilezas e riqueza desta "linguagem", onde ele é falado. Como isso nem sempre é possível, você deve ter pelo menos uma boa “olhada” em músicas Flamencas, ou seja, ouvir discos, ir a concertos e tentar entrar em contacto com artistas de flamenco, especialmente as escolas de dança flamenca, que pode ser encontrado em todas as grandes cidades agora.

Como não houve praticamente nenhum professor pedagogicamente treinado para ensinar Flamenco para os dias atuais, a música foi só transmitida oralmente, de geração a geração. Só recentemente é que as pessoas começaram a transcrevê-lo. Além disso, Flamenco nunca foi composta, também. Se houver organizar estes requisitos, deixa muito espaço para improvisação, ou seja, acesso livre para os incontáveis "gavetas" de um grande "cômoda". Mas alguém fez criar o conteúdo da "gaveta", "falseta", há algum tempo e fez aprender e praticar a forma de "cômoda", ou seja, o gênero com seus ritmos e regras fixas.


Este método de guitarra é estruturado de acordo com estes princípios. Não existem complexas
composições. Eu deliberadamente abstive-me de combinar os exercícios, ritmos e
Variações, mas adaptou-se aos requisitos técnicos e níveis.


É essencial seguir as explicações das técnicas e as imagens que vão com eles com muito cuidado, para alcançar o som típico do Curso de Flamenco, que é o ponto principal neste blog. Ouça os exemplos em CDs Flamencos, assim você irá ser o mais rápido possível para obter um sentimento de articulação fraseado e timbre.


Espero que gostem desse material e eu lhe desejo todo o sucesso com a Guitarra Flamenca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.